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Como usar a literatura infantil na sala de aula

Ler transforma! Acreditamos que a hora da leitura pode e deve ser a aventura mais aguardada do dia! Para isso, vamos explorar neste artigo como usar a literatura infantil na sala de aula, explicando suas relações com diferentes etapas de desenvolvimento das competências leitoras e indicando sugestões de atividades em sala de aula com nossos livros! 

Qual a importância da literatura infantil na sala de aula? 

Leitores leem literatura pelo prazer de ler! A leitura literária abre horizontes, ensina a gostar de ler, ouvir, contar histórias, declamar poemas. Os textos e ilustrações são um espaço seguro a partir do qual é possível compreender a si mesmo, as outras pessoas e o mundo. Eles nos permitem pensar em ‘e se?’ e ver o que aconteceria, tudo sem riscos reais.  

Crianças gostam muito de ouvir e criar narrativas, brincar com os sons e sentidos das palavras. A literatura auxilia os leitores a construírem sentidos para o mundo por meio da linguagem e também a extrapolá-los, conhecer novos lugares, tempos, sentimentos e situações. 

Formar leitores começa antes das crianças saberem ler. Usar a literatura infantil em sala de aula garante que elas tenham acesso a essa forma de expressão e a partir dela se formem como sujeitos e cidadãos. 

Para isso, é preciso garantir o acesso às obras e ensinar os chamados comportamentos leitores, como:  

  • saber “entrar” na aventura com os personagens 
  • comentar sobre o enredo 
  • buscar textos semelhantes 
  • explorar as potencialidades as relações entre texto e ilustração 
  • conhecer mais sobre autores(as) e ilustradores(as) 
  • fazer outras indicações literárias a partir do prazer que a literatura proporciona. 

Este é um longo trabalho, que reverbera pela vida toda! Vamos, aqui, explorar como usar a literatura infantil em sala de aula a partir de três etapas iniciais de desenvolvimento das competências leitoras: 

A literatura infantil para o Pré-leitor (0-5 anos)

O pré-leitor é a criança que ainda não desenvolveu a habilidade de ler de forma independente, abrangendo a educação infantil até o início do ensino fundamental. Nesta fase, as crianças são atraídas por livros com muitas imagens coloridas, texturas e formatos interativos. Elas se interessam por temas como animais, natureza, família e aventuras simples. 

A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) enfatiza o desenvolvimento da oralidade e da interpretação de imagens. As crianças começam a compreender narrativas simples e a reconhecer símbolos e letras, preparando-as para a alfabetização. 

Para trabalhar com os pré-leitores, sugerimos um lançamento de nosso catálogo: Buá. 

A capa do livro de literatura infantil apresenta um design colorido e vibrante, com o título “BUA” em letras grandes e em negrito no centro. Acima do título, está o nome da autora, ALESSANDRA ROSCOE, e abaixo, o nome do ilustrador, RODRIGO MAFRA. No canto inferior direito, encontra-se o nome da editora, edelbra. Ao centro aparecem animais bebês chorando: um porquinho, um rato, um macaco e um vagalume. A babá canguru os observa pela janela da creche.

Em Buá, os bebês querem o colo das mamães, mas elas estão atarefadas e então – buááá – é a maior choradeira. Até que alguém percebe que pode ajudar. Esta é uma história com tema familiar, que trata de afeto e lembra que, para cuidar de uma criança, é preciso uma comunidade inteira. A letra bastão ajuda no reconhecimento das letras, importante nesta etapa de formação dos leitores. Nosso roteiro de leitura do livro Buá é um rico material de apoio para educadores interessados em como usar a literatura infantil em sala de aula. Ele sugere atividades de exploração das ilustrações e dicas para o momento de leitura compartilhada. 

A literatura infantil para o Leitor Iniciante (6-7 anos) 

Características e Interesses: O leitor iniciante está começando a decifrar palavras e frases simples. Com idade média entre 6 e 7 anos, essas crianças estão geralmente no 1º ou 2º ano do ensino fundamental. Elas se encantam com histórias que envolvem magia, fantasia e personagens com os quais podem se identificar. 

Desenvolvimento de Competências: Nesta etapa, a BNCC foca na fluência de leitura, na compreensão de textos curtos e no vocabulário básico. A literatura infantil é usada para incentivar o gosto pela leitura e para ensinar valores como amizade e respeito. 

Prenda a atenção de seus alunos em sala de aula utilizando o roteiro de leitura da obra ABZ dos Limeriques. Uma obra de Caio Riter com ilustrações de Ana Matsusaki que propõe um livro-arte com sua técnica de colagens.  

Capa do livro de literatura infantil ABZ dos Limeriques. Acima estão os nomes do autor, Caio Riter e da ilustradora, Ana Matsusaki. A capa tem o fundo amarelo vibrante. Ao centro está o nome do livro. Abaixo, uma figura geométrica formada por letras e com as cabeças de 5 personagens diferentes.

O livro vai levar os pequenos leitores em divertidas e humoradas aventuras que fazem deste abecedário um deleite para fruir poesia e conhecer este gênero literário. Limeriques são considerados uma forma de poesia acessível, com estrutura curta de poemas de cinco linhas que seguem um padrão rítmico. O projeto gráfico de ABZ dos Limeriques possui letra bastão que também contribui na leitura. 

A literatura infantil para o Leitor em Processo (8-10 anos) 

O leitor em processo, entre 8 e 10 anos, cursando do 3º ao 5º ano do ensino fundamental, já possui uma maior autonomia na leitura. Eles se interessam por livros com enredos mais complexos, mistérios e aventuras. Temas como amizade, coragem e descobertas são comuns. 

A BNCC nesta fase visa aprofundar a compreensão leitora, a interpretação de textos mais longos e a capacidade crítica. A literatura infantil serve como um meio para explorar diferentes gêneros textuais e para discutir temas transversais como ética e cidadania. 

Utilizando o roteiro de leitura da obra O diário de Kaxi – um curumim descobre o Brasil você vai trabalhar em sala de aula com um dos mais importantes autores e representante da cultura indígena brasileira da atualidade, Daniel Munduruku.  

Capa do livro de literatura infantil O diário de Kaxi. Acima está o nome da editora, Edelbra. Abaixo está o título do livro, com o subtítulo “um curumim descobre o Brasil”. Abaixo os nomes dos coautores: Daniel Munduruku e Ciça Fittipaldi.   Ao fundo, uma ilustração em aquarela que mostra vários personagens indígenas brincando em uma floresta.

No livro, Kaxi viaja do miolo da floresta até a cidade pela primeira vez. Como será que um menino indígena que não enxerga muito bem percebe um avião, uma cidade, os hábitos urbanos?  Cada etapa dessa jornada traz surpresa e encantamento com o universo criado por Daniel Munduruku e Ciça Fittipaldi. E, ao mesmo tempo em que um mundo novo se abre para Kaxi, outro vai se descortinar para quem ler este livro. A obra possui o Selo Altamente Recomendável Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) – Categoria: Criança (2023) 

Essas etapas são fundamentais para o desenvolvimento integral das crianças e a literatura infantil desempenha um papel crucial em cada uma delas. Ao escolher livros adequados para cada fase, os educadores podem maximizar o potencial educativo da literatura, promovendo não apenas a competência leitora, mas também o desenvolvimento emocional e social dos alunos. 

E você? Qual a sua experiência ao usar a literatura infantil em sala de aula? Conte pra gente nos comentários! Acompanhe nosso site e redes sociais para mais dicas.

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