fbpx

Livros vs. Telas: A batalha da atenção

É verdade que as telas podem parecer mais atraentes, mas os livros continuam sendo indispensáveis e eficazes. Então, como competir com a atratividade das telas? A chave está em escolher os livros certos e aplicar práticas pedagógicas que motivem os alunos e desenvolvam suas competências leitoras.

Imagem: Freepik

Um livro literário bem-feito, bem escrito e ilustrado é uma ferramenta poderosa e comprovada para desenvolver habilidades essenciais nos seus alunos. A leitura de textos variados e desafiadores é importante para o desenvolvimento de diversas competências, além de melhorar a atenção e a concentração. A leitura também aprimora a capacidade de análise crítica, raciocínio e compreensão do mundo ao redor.

Torne sua sala de aula em um ambiente lúdico, inspirador e memorável para seus alunos com a nossa literatura. Conheça nossos roteiros de leitura gratuitos, selecione os livros adequados e veja a transformação nos resultados de aprendizagem na sua escola.

A BNCC enfatiza a importância da leitura de textos variados e desafiadores para o desenvolvimento de diversas competências.

A leitura de textos literários é incentivada para:

Imagem: Freepik

Indicamos para trabalhar em sua sala de aula o livro Meu Vô Apolinário de Daniel Munduruku

Capa do livro Meu vô Apolinário de Daniel Munduruku

Obra premiadas com o Selo Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio 2023 e com o Selo Altamente Recomendável FNLIJ 2024 Categoria Criança. Este livro vai te ajudar a desenvolver estas competências com seus alunos.  

Veja a Amostra Digital clicando aqui.

Veja o Roteiro de Leitura clicando aqui.

Adquira o livro nas versões brochura ou capa dura na nossa Loja Virtual

A BNCC destaca a importância de desenvolver habilidades de leitura e interpretação de textos, que são fundamentais para a formação de leitores críticos e reflexivos. Essas habilidades estão presentes em várias competências gerais e específicas da área de Linguagens, como: 

•  EF35LP03: Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global. 

•  EF35LP04: Inferir informações implícitas nos textos lidos. 

•  EF69LP49: Mostrar-se interessado e envolvido pela leitura de livros de literatura e por outras produções culturais, desafiando suas possibilidades atuais e experiências anteriores de leitura.  

Habilidade BNCC: EF05HI01 – Identificar e valorizar a diversidade do patrimônio cultural e imaterial presente no Brasil. 

Atividade: 

•  Objetivo: Conhecer a cultura Munduruku e refletir sobre a importância da preservação das culturas indígenas. 

•  Descrição: Divida os alunos em grupos e peça que pesquisem sobre a cultura Munduruku. Cada grupo deve apresentar um aspecto diferente, como tradições, língua, vestimentas e rituais. Após as apresentações, promova uma discussão sobre a importância da diversidade cultural e a preservação das culturas indígenas. 

Habilidade BNCC: EF35LP20 – Produzir textos narrativos, considerando a estrutura e os elementos da narrativa. 

Atividade: 

•  Objetivo: Desenvolver habilidades de escrita e expressão pessoal. 

•  Descrição: Após a leitura de “Meu Vô Apolinário”, peça aos alunos que escrevam um diário de memórias, inspirado nas histórias do livro. Eles devem relatar uma memória pessoal significativa, utilizando elementos narrativos como personagens, cenário e enredo. Incentive a inclusão de ilustrações para enriquecer o texto. 

Habilidade BNCC: EF69LP24 – Analisar e discutir textos literários, considerando a perspectiva do autor e a construção dos sentidos. 

Atividade: 

•  Objetivo: Desenvolver a capacidade de análise crítica e argumentação. 

•  Descrição: Organize um debate em sala de aula sobre os temas abordados no livro, como preconceito, identidade e ancestralidade. Divida os alunos em grupos e atribua a cada grupo uma posição a ser defendida. Após o debate, peça que escrevam uma reflexão sobre o que aprenderam e como suas opiniões podem ter mudado. 

Habilidade BNCC: EF15AR18 – Explorar diferentes técnicas e materiais para a produção de trabalhos artísticos. 

Atividade: 

•  Objetivo: Estimular a criatividade e a expressão artística. 

•  Descrição: Peça aos alunos que escolham uma passagem do livro e criem uma ilustração que represente essa cena. Utilize diferentes materiais artísticos, como aquarela, lápis de cor, e colagem. Exponha as ilustrações na sala de aula e peça que cada aluno explique sua obra e a escolha da cena. 

Habilidade BNCC: EF67LP29 – Elaborar roteiros de leitura, considerando a estrutura e os elementos do texto literário. 

Atividade: 

•  Objetivo: Promover a compreensão e a interpretação de textos literários. 

•  Descrição: Utilize o roteiro de leitura disponível para “Meu Vô Apolinário” e divida a leitura em capítulos. Após a leitura de cada capítulo, promova uma discussão em grupo sobre os principais acontecimentos, personagens e temas. Peça que os alunos registrem suas impressões e perguntas em um diário de leitura. 

Essas atividades não só incentivam a leitura e a compreensão do texto, mas também promovem habilidades importantes como a análise crítica, a expressão artística e a valorização da diversidade cultural. 

Nossos livros vão são elaborados com técnicas textuais e ilustrações planejadas para fazer a leitura fruir de forma muito intuitiva ajudando no desenvolvimento do hábito de leitura e para que tenha momentos divertidos com seus alunos.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *