A leitura como antídoto contra o “brain rot” de crianças e jovens 

Brain rot: o que é e como a leitura pode ajudar? Saiba mais sobre os benefícios da leitura para o desenvolvimento infantojuvenil. 

Em 2024, a expressão “brain rot” foi eleita a palavra do ano pelo dicionário Oxford. Essa expressão, que pode ser traduzida como “podridão cerebral” ou “apodrecimento do cérebro”. Ela dá nome a uma “suposta deterioração do estado mental ou intelectual de uma pessoa, especialmente vista como o resultado do consumo excessivo de material (principalmente conteúdo online) considerado superficial ou pouco desafiador” (fonte). A expressão tem sido relacionada, ainda, aos efeitos negativos que o uso excessivo de telas pode ter no desenvolvimento e na saúde mental de crianças e jovens. 

As telas, por si só, não são prejudiciais. O problema reside no seu uso desequilibrado e na falta de atividades que possibilitem o desenvolvimento da criatividade, da imaginação, da interação social e do pensamento crítico. É nesse contexto que a leitura se apresenta como uma ferramenta poderosa para combater os efeitos do “brain rot”. 

Efeitos do excesso de telas 

Menino estressado devido ao brain rot

Um estudo liderado pela psicóloga Jean Twenge, professora de psicologia da Universidade Estadual de San Diego, e publicado na prestigiada revista Nature Human Behaviour (fonte) analisou dados de mais de 300 mil adolescentes americanos e concluiu que o aumento do tempo de tela está relacionado ao aumento de sintomas de depressão e ansiedade entre os jovens. 

Twenge e sua equipe observaram que adolescentes que passam mais de sete horas por dia em frente a telas têm duas vezes mais chances de serem diagnosticados com depressão e ansiedade do que aqueles que passam apenas uma hora. A pesquisa também apontou que o uso excessivo de mídias sociais e jogos online está associado a problemas de sono, dificuldade de concentração e isolamento social. 

O excesso de telas pode estar associado, ainda, a outros sintomas, como: 

Como a leitura pode fazer o cérebro florescer?

Menino com flores no cérebro

A leitura, por outro lado, oferece uma série de benefícios que atuam como antídoto contra o “brain rot”. 

A leitura expõe as crianças e jovens a diferentes perspectivas e realidades, promovendo a compreensão do mundo e o desenvolvimento de habilidades sociais. Além disso, a leitura estimula a imaginação, a criatividade e o pensamento crítico, habilidades essenciais para o sucesso, saúde e felicidade das pessoas.  

Ao incentivar a leitura, pais, professores e gestores escolares contribuem para a formação de crianças e jovens mais saudáveis, criativos, engajados e preparados para os desafios do mundo. 

Dicas para pais e educadores: 

Menino com dor de cabeça devido ao brain rot
Capa do livro Gato escondido com o rabo de fora

Gato escondido com o rabo de fora: para pré-leitores da Educação Infantil. Animais na floresta ou em locais do nosso imaginário surpreendem as crianças e os pais leitores com situações divertidas que despertam a curiosidade a cada página lida, encantando com suas rimas.

Um livro para:

  • conhecer animais diversos e iniciar a alfabetização e o letramento;
  • explorar um mundo ilustrado em situações inusitadas;
  • conhecer o estilo de poema com rimas.

Capa do livro A galinha vaidosa e o crocodilo comilão

A galinha vaidosa e o crocodilo comilão: para leitores iniciantes do 3 ao 5 ano, esta fábula africana recontada com humor e originalidade diverte e ensina sobre os perigos da vaidade e o valor da esperteza. Dona Galinha, com seu bico brilhante e penas impecáveis, se vê frente a frente com um desafio inesperado: um crocodilo comilão que não mede esforços para satisfazer seu apetite. Mas não subestime nossa heroína emplumada: ela tem truques na asa que podem surpreender até o mais astuto dos predadores.

Um livro para:

  •     Dar risadas e encantar-se com os personagens ilustrados por Maurício Veneza.
  •     Conhecer uma história tradicional da Libéria;
  •     Divertir-se com a astúcia da Dona Galinha;

Capa do livro Dragões em guerra

Dragões em Guerra: para leitores fluentes do 6 e 7 ano. Você já se perguntou se os dragões existem? Bruna e André são colegas de escola e colecionadores de dragões. Bruna faz pouco da coleção de André. André diz que Bruna só tem dois ou três dragões, o resto é lagarto ou jacaré. Por conta de tanta implicância, eles acabam ganhando uma tarefa inusitada: produzir, juntos, uma exposição sobre dragões! O que eles não imaginavam é que os dragões não gostariam da ideia e que seriam capazes de aprontar as maiores confusões com seus poderes extraordinários. Répteis, anfíbios, seres fantásticos ou tudo junto? Nesta aventura, você vai saber “Tudo sobre dragões”.

  • Um livro para:
  • conhecer a mitologia dos dragões;
  • divertir-se com as confusões desses seres místicos;
  • admirar as lindas ilustrações feitas a mão por Thais Linhares.

O “brain rot” é um tema do momento e um problema real, mas a leitura é uma ferramenta poderosa para combatê-lo. Pais, educadores e gestores escolares têm um papel fundamental no incentivo à leitura e na formação de crianças e jovens mais criativos, engajados e preparados para o futuro. 

Acesse a nossa loja virtual e confira outras sugestões de livros para todas as idades! 

Clique AQUI para ver o catálogo da editora e não esqueça de assinar nossa newsletter do professor para ganhar descontos e ficar por dentro das novidades da Edelbra Editora.

Ilustrações geradas com IA Bing Microsoft