OBRAS APROVADAS NO

PNLD

Obras aprovadas PNLD 2024

Capa do livro "As três faces da moeda"

As três faces da moeda

Heloisa Prieto (autora) e Janaina Tokitaka (ilustradora)

  • Código da coleção: 0363 P24 03 01 000 000
  • Categoria de inscrição: 6° e 7° anos do Ensino Fundamental
  • Temas: Autoconhecimento, sentimentos, emoções; Aventura, mistério, fantasia; Diálogos com a história e a filosofia.
  • Gênero: Conto

Resumo: Quantas faces tem uma moeda? Se você pensa que são apenas duas, cara ou coroa, engana-se! Ao ler estes contos maravilhosos, perceberá que toda a moeda tem uma face secreta. E que cara é essa que se esconde entre cara e coroa?

Os textos reunidos nesta coletânea são reescrituras de contos populares orientais de dois grandes narradores do final do século 19 e início do século 20: Ryunosuke Akutagawa (1892-1927) e Andrew Lang (1844-1912). Os textos Magia, A chaleira mágica e Os cães e a flauta foram selecionados, atualizados e adaptados por Heloisa Prieto, escritora de renome nacional, para o gosto dos jovens leitores brasileiros. Ambientadas em vilarejos, em um tempo longínquo, as histórias retratam situações mágicas, nas quais objetos, cenários e personagens passam por transformações e difundem valores como a capacidade de amar, a generosidade, a sinceridade e a honestidade. As ilustrações de Janaina Tokitaka são inspiradas no sumiê (técnica de desenho monocromática, baseada no uso de tinta nanquim, introduzida no Japão em meados do século 14) e remetem o leitor mais atento aos detalhes às origens dos contos.

Acesse a obra

Capa do livro "O caso dominó"

O caso dominó

Heloisa Prieto (autora) e Jan Limpens (ilustrador)

  • Código da coleção: 0362 P24 03 02 000 000
  • Categoria de inscrição: 8° e 9° anos do Ensino Fundamental
  •  Temas: Conflitos da adolescência; Sociedade, política e cidadania
  • Gênero: Novela

Resumo: Marinês cai do skate. Cai de susto. Cai de amor. Conhece Kriztian e já não sabe o que é desejo e o que é medo. O território é desconhecido, mas ela aceita o convite. Resta saber se, na geografia da sua vida, haverá espaço para o mistério e o inesperado.

Nesta novela, a adolescência é abordada como um período de formação da identidade pessoal e social, quando todos os valores aprendidos antes são colocados à prova.

Os personagens são meninas e meninos entre 12 e 16 anos, que começam a se perceber como sujeitos, constroem uma forma de ver o mundo, a si mesmos e aos outros, aprendendo a conviver com diferenças. Ao acessar o parque, um espaço público urbano, a narradora-protagonista Marinês conhece pessoas, faz amigos, enamora-se, pratica esporte, ouve música, corre riscos. O parque, então, torna-se território de compartilhamento e aprendizagens que a preparam para a vida, onde ela reafirma sua personalidade em termos de valores, comportamentos, escolhas, modos de agir.

As ilustrações de Jan Limpens remetem aos mangás, com traços em preto carregados, grossos e dinâmicos, que mostram movimento e ângulos criativos das cenas narradas na novela.

Acesse a obra