fbpx
OBRAS APROVADAS NO

PNLD

Obras aprovadas PNLD 2023

Capa do livro "Uma aventura no sonho"

Uma aventura no sonho

Leo Cunha (autor) e Martina Schreiner (ilustradora)

  • Código da coleção: 0502 P23 03 02 000 000
  • Categoria de inscrição: Categoria 2 (Obras Literárias do 4° e 5° Ano do Ensino Fundamental).
  • Gênero literário: Conto
  • Vinculação temática: Diversão e aventura; autoconhecimento, sentimentos e emoções.

Resumo: Isabela não conhecia os sonhos comuns da sua idade, sonhos de menina. Suas noites seguiam outro roteiro: espelhos, espelhos, espelhos! Era tudo o que ela via. O problema não eram os espelhos, mas o que ela via refletido. Isa era bela no nome, mas não se achava bonita.

Um dia, ela resolveu vencer o medo e embarcar em uma aventura: precisava superar três grandes desafios para conhecer um sonho risonho.

O que será que Isabela descobriu?

Neste livro, a transição da infância para a adolescência é marcada por diferentes transformações que correspondem ao amadurecimento físico e emocional, importantes para construir um adulto que viva bem consigo mesmo e com os outros. Aprender a lidar com a imagem em transformação, desligar-se da infância, ampliar a autonomia, assumir decisões pessoais, arcar com as consequências que delas decorrem são atitudes que significam crescer, mas isso quase sempre dói. Por meio da linguagem e das imagens de sonho e fantasia, este livro se torna uma parceria interessante, pois faz a mediação entre o mundo da ficção e o real, valorizando o leitor como sujeito de sentido, capaz de compartilhar com as personagens suas angústias e dificuldades de adaptação. E isso transforma a leitura em aliada no processo de crescimento pessoal.

Acesse a obra

Material do professor

Capa do livro "Bichos daqui, de lá e de além"

Bichos daqui, de lá e de além

Caio Riter (autor) e Anuska Allepuz (ilustradora)

  • Código da coleção: 0488 P23 03 01 000 000
  • Categoria de inscrição: Categoria 1 (Obras Literárias do 1° ao 3° Ano do Ensino Fundamental)
  • Gênero literário: Poesia
  • Vinculação temática: O mundo natural e social. Diversão e aventura.

Resumo: Este livro traz poemas que brincam com a linguagem e falam de animais, apresentando um universo lúdico, bem próximo das crianças. De forma inusitada e bem-humorada, o poeta trata de bichos que existem e que não existem, bichos conhecidos e outros nem tanto, e faz intertexto com a história da Arca de Noé. Mas não espere um reconto da história! Os poemas abrem espaço para bichos da terra, da água, do ar, da mata, do pátio, da cozinha, para os pequenos insetos e até para bichos imaginários dos mitos e fábulas. Neste livro, tem espaço para todos!

O encantamento e a identificação do leitor também se dão pelas ilustrações da espanhola Anuska Allepuz, que se unem à brincadeira com a palavra e fortalecem a fantasia dos poemas. Com técnicas de gravura e estêncil, os desenhos dos animais parecem impressões de carimbo, o que aproxima o leitor infantil e, ao mesmo tempo, desafiam a criança a estabelecer relações, a atribuir novos sentidos ao lido, a ressignificar a experiência de ler.

Acesse a obra

Material do professor

Capa do livro "O menino que não queria ser príncipe"

O menino que não queria ser príncipe

Georgina Martins (autora) e Laura Michell (ilustradora)

  • Código da coleção: 0489 P23 03 02 000 000
  • Categoria de inscrição: Categoria 2 (Obras Literárias do 4° e 5° Ano do Ensino Fundamental)
  • Gênero literário: Conto
  • Vinculação temática: Diversão e aventura

Resumo: Uma princesa que tem a cor da noite, um príncipe muito mal-educado e um menino que não queria ser príncipe de jeito nenhum são personagens de três histórias encantadas. Histórias inventadas há muitos e muitos anos e que são contadas de bisavó para avó, de avó para mãe e de mãe para filho desde o tempo em que os animais falavam, as bruxas castigavam crianças sapecas e as fadas as salvavam dos perigos e feitiços mais terríveis.

Este livro foi selecionado entre os 50 melhores livros de 2012 pelo jornal O Estado de S. Paulo; integrou o Catálogo de Bolonha, na Itália; e recebeu o selo de Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil em 2013. As ilustrações da argentina Laura Michell são ricas, coloridas e divertidas, compondo o visual de sonho e fantasia dessas histórias. A harmonia entre as ilustrações, as narrativas e o delicado projeto gráfico convidam o leitor a soltar a imaginação, a viver momentos de encantamento.

Acesse a obra

Material do professor

Capa do livro "Momotaro"

Momotaro

Lúcia Hiratsuka

  • Código da coleção: 0501 P23 03 01 000 000
  • Categoria de inscrição: Categoria 1 (Obras Literárias do 1° ao 3° Ano do Ensino Fundamental)
  • Gênero literário: Lenda
  • Vinculação temática: Diversão e aventura.

Resumo: Momotaro nasce de um pêssego. Momotaro cresce depressa, cheio de coragem. Um dia, decide partir para ajudar seus pais e o povo da aldeia. Leva bolinhos que lhe dão mil forças. No caminho, vai encontrando alguns animais. E, juntos, chegam à ilha onde vivem os onis, monstros perigosos.

Lúcia Hiratsuka reconta, com suas palavras e pinceladas, uma das lendas mais conhecidas do Japão. Momotaro, o herói mítico, encanta pela coragem, generosidade e capacidade de união na luta contra o mal, representado por monstros gigantes. A narrativa é cheia de simbologia: um bolinho mágico, o kibidango (kibi – espécie de grãos moídos; dango – bolinho), representa união e força; os onis se reportam à ira, ao caos e despertam temor por serem desconhecidos e assustadores.

Texto e ilustração – que utiliza a técnica do sumiê – formam uma unidade de sentido. Nessa obra, Lúcia acrescenta cores, mas mantém a simplicidade, o vazio no espaço, o silêncio, elementos essenciais do sumiê. Os cenários, ou os ambientes em que os personagens se movem, são apenas sugeridos, seja pela representação de capins, árvores, manchas que viram ondas, ou ainda espaços em branco, que adquirem

a mesma relevância dos outros elementos da composição, e oferecem outras possibilidades de leitura no folhear das páginas. Desse modo, a leitura da obra possibilita uma experiência esteticamente estimulante, criativa e ímpar, capaz de ampliar o horizonte e as vivências dos leitores iniciantes.

Acesse a obra

Material do professor