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Desperte o poder das palavras!

A consciência fonológica é a habilidade de reconhecer e manipular os sons das palavras. Isso inclui a capacidade de identificar rimas, segmentar frases em palavras, reconhecer sílabas e manipular fonemas. Já a consciência fonêmica é uma subcategoria da consciência fonológica e refere-se especificamente à habilidade de perceber e manipular os sons individuais (fonemas) que compõem as palavras.

Essas habilidades são fundamentais para o desenvolvimento da leitura e escrita. Crianças que desenvolvem consciência fonológica e fonêmica têm mais facilidade em aprender a decodificar palavras, o que é essencial para a alfabetização.

A literatura infantil é uma ferramenta poderosa para desenvolver essas habilidades.

Aqui estão algumas dicas de atividades para professoras de educação infantil trabalharem a consciência fonológica com literatura infantil, alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC):

Objetivo: Desenvolver a percepção de rimas e sons semelhantes.

Atividade: Escolha livros infantis que contenham rimas, como ABZ dos Limeriques de Caio Riter e Ana Matsusaki. Leia a história em voz alta, enfatizando as palavras que rimam. Depois, peça às crianças para identificarem outras palavras que rimam com as que foram lidas.

Capa do livro ABZ dos Limeriques. O livro pode ajudar a desenvolver as habilidades de leitura.

Nesta obra, Alice, Betânia, Zoé e muitas outras crianças completam este abecedário ilustrado e divertido que brinca com humor em pequenos poemas limeriques de cinco versos sobre coisas e animais em situações inusitadas. Limeriques são pequenos poemas de cinco versos, em que há duas rimas: a primeira entre o primeiro, o segundo e o quinto verso; a segunda, entre o terceiro e o quarto. Com este livro, disponível nas edições brochura e capa dura, a criança vai conhecer o abecedário e aprofundar a alfabetização e o letramento, vai explorar um mundo ilustrado com crianças em situações inusitadas e conhecer o estilo de poema limeriques.

Veja a amostra digital do livro aqui.

Veja mais atividades alinhadas a BNCC no Roteiro de Leitura aqui.

Adquira a obra em nossa Loja Virtual nas versões brochura ou capa dura.

Objetivo: Trabalhar a segmentação silábica.

Atividade: Leia a história e, em seguida, peça às crianças para baterem palmas a cada sílaba das palavras principais da história.

Objetivo: Identificar sons iniciais das palavras.

Atividade: Após ler uma história, peça às crianças para encontrarem objetos na sala que comecem com o mesmo som das palavras-chave da história.

Objetivo: Estimular a criação e a percepção de rimas.

Atividade: Leia os poemas. Depois, incentive as crianças a criarem seus próprios poemas, utilizando palavras que rimam. Elas podem desenhar as cenas dos poemas para ilustrar suas criações.

Objetivo: Trabalhar a repetição de sons iniciais.

Atividade: Leia a história e depois peça às crianças para criarem frases com palavras que começam com o mesmo som.

Objetivo: Desenvolver a percepção auditiva e a memória.

Atividade: Utilize histórias que podem ser cantadas. Cante a história com as crianças e depois peça para elas repetirem os versos, prestando atenção nos sons das palavras.

Objetivo: Reforçar a percepção de sons e rimas.

Atividade: Leia uma história com rimas e, em seguida, faça um jogo de eco. Você diz uma palavra e as crianças repetem, tentando encontrar uma palavra que rime com a original.

Essas atividades não só ajudam no desenvolvimento da consciência fonológica, mas também tornam o aprendizado divertido e envolvente para as crianças. Incorporar a literatura infantil no processo de ensino pode ser extremamente benéfico para o desenvolvimento da consciência fonológica e fonêmica. Os livros da Edelbra Editora oferecem uma variedade de histórias e atividades que podem tornar esse aprendizado mais divertido e eficaz para as crianças.

Vamos juntos promover a alfabetização de maneira lúdica e envolvente? Acompanhe nossas redes sociais e nosso blog para ler mais matérias sobre literatura e muito mais!

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